sexta-feira, 21 de maio de 2010

Projeto: Vivenciando Valores estimulando vencedores

A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores se tornam relevantes. A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. E mais ineficiente seria se não partilhasse com a família dessa reflexão.
A escola, juntamente com a família propõe-se a discutir estes assuntos e trabalhar a sensibilidade das crianças, buscando desenvolver a autonomia dos nossos educandos através da busca de questionamentos das situações em que vivemos dentro e fora da sala de aula, resgatando valores.
Como educadores temos a consciência de que a educação não se restringe apenas a transmissão de conhecimentos, educa-se para a convivência, para o ser, para a felicidade e por isso as escolas de Educação Infantil do município de Santa Bárbara do Sul estão desenvolvendo o projeto "Vivenciando valores estimulando vencedores".

O projeto apresenta uma perspectiva de práticas onde os educandos vivenciarão atitudes e valores de cooperação e cidadania no dia-a-dia. Um processo formativo que fortalece as práticas de vivência. Com a apropriação de novas posturas, respeitando a singularidade de cada um, compreendendo a si mesma e interiorizando as normas que orientam as condutas que possibilitam a construção e a convivência de uma sociedade justa, democrática e solidária.

Um comentário:

  1. Projetos como este que resgatam valores hoje adormecidos são de fundamental importância para a volta da boa convivência em sociedade. É isso que a Sociedade em questão espera da escola, dos professores. Que bom que não estamos nos omitindo da luta, estamos fazendo a nossa parte.
    Bjão GURIAS.
    Betinha

    ResponderExcluir